Quase 9.000 militares ucranianos morreram na guerra com Rússia, diz chefe das Forças Armadas
![]()
Quase 9.000 militares ucranianos foram mortos na guerra com a Rússia, disse o chefe das Forças Armadas da Ucrânia nesta segunda-feira.
O número dado pelo general Valeriy Zaluzhnyi parece ser o primeiro fornecido pelo alto escalão militar da Ucrânia desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro.
Zaluzhnyi, comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, afirmou em uma conferência realizada para homenagear veteranos militares e as famílias dos mortos que as crianças precisam de proteção em várias partes do país, incluindo a capital Kiev.
"Elas realmente não entendem nada do que está acontecendo e definitivamente precisam de proteção... porque seu pai foi para o front e possivelmente está entre os quase 9.000 heróis que foram mortos", disse ele.
Zaluzhnyi não forneceu detalhes e não disse se o número que ele citou incluía todo o pessoal morto em ação, como guardas de fronteira. O presidente Volodymr Zelenkskiy afirmou na conferência que cerca de 1 milhão de pessoas estavam defendendo a Ucrânia como parte das Forças Armadas da Ucrânia ou outros serviços.
Zaluzhnyi não disse quantos civis foram mortos ou quantos russos Kiev estima terem sido mortos nos combates, mas o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia estimou o número de mortos militares russos em 45.400. A Rússia não informou quantos de seus soldados foram mortos.
A Reuters não pôde verificar as perdas sofridas por ambos os lados durante o que a Rússia diz ser uma "operação militar especial" para desmilitarizar sua vizinha menor e proteger as comunidades de língua russa. A Ucrânia e seus apoiadores ocidentais acusam Moscou de travar uma guerra de conquista ao estilo imperial.
0 comentário
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário