Taiwan visa grande aumento nos gastos com defesa em meio à tensão com China
![]()
Taiwan propôs nesta quinta-feira 19 bilhões de dólares em gastos com defesa para o próximo ano, um aumento de dois dígitos sobre 2022 que inclui recursos para novos caças, semanas depois que a China realizou exercícios militares em larga escala ao redor da ilha que os chineses veem como seu território.
A China realizou seus maiores jogos de guerra em torno da ilha democraticamente governada após uma visita este mês da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. A viagem enfureceu Pequim, que a viu como uma tentativa dos EUA de interferir nos assuntos internos da China.
O orçamento geral de defesa proposto pelo gabinete da presidente Tsai Ing-wen estabelece um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior, para um recorde de 19,41 bilhões de dólares.
Os gastos planejados com defesa, que precisam ser aprovados pelo Parlamento, marcam o sexto ano consecutivo de crescimento dos gastos com defesa da ilha desde 2017.
O aumento de dois dígitos marca uma disparada em comparação com o crescimento dos gastos com defesa da ilha nos últimos anos; o crescimento anual está abaixo de 4% desde 2017.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes