Agência dos EUA autoriza duas vacinas da Covid direcionadas a subvariantes da Ômicron
![]()
Por Mrinalika Roy e Julie Steenhuysen
(Reuters) - A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) autorizou nesta quarta-feira doses de vacina contra Covid-19 atualizadas da Pfizer/BioNTech e da Moderna que visam as subvariantes dominantes BA.4 e BA.5 da Ômicron, enquanto o governo se prepara para uma campanha de vacinação que pode começar em poucos dias.
Ambas as vacinas também incluem a versão original do vírus alvo de todas as vacinas anteriores contra Covid.
A FDA autorizou as doses para todos com mais de 12 anos que receberam uma série de vacinação primária e estão há pelo menos dois meses de uma dose de reforço anterior, menor do que os intervalos recomendados anteriormente.
A vacina reformulada da Moderna foi autorizada para maiores de 18 anos, enquanto a vacina da Pfizer/BioNTech estará disponível para maiores de 12 anos, disse a FDA.
“À medida que nos aproximamos do outono e começamos a passar mais tempo em ambientes fechados, incentivamos fortemente qualquer pessoa elegível a considerar receber uma dose de reforço com uma vacina contra Covid-19 para fornecer melhor proteção contra variantes atualmente em circulação”, disse o comissário da FDA Robert. Califf em um comunicado.
Especialistas disseram que as vacinas atualizadas serão importantes para pessoas idosas e imunocomprometidas, mas que há dados limitados para apoiar o nível de proteção que o governo prometeu.
"A ideia é que eles querem que a proteção contra a infecção seja gerada o mais rápido possível na população, mas ainda não está claro quão clinicamente eficazes essas vacinas são contra a infecção por BA.5 e se um período de espera mais curto afetará a eficácia devido à interferência da imunidade prévia", disse o Dr. Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas do Johns Hopkins Center for Health Security, em Baltimore.
(Reportagem de Mrinalika Roy em Bengaluru e Julie Steenhuysen em Chicago; reportagem adicional de Ahmed Abouleneinin Washington e Michael Erman em Maplewood, Nova Jersey)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde