BC vê sistema financeiro resiliente e capitalizado em meio a cenário global deteriorado
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O sistema financeiro nacional mantém indicadores positivos de estabilidade, incluindo níveis adequados de capitalização, provisões e liquidez, avaliou o Banco Central, ponderando que o cenário econômico global apresentou deterioração nos últimos meses.
As perspectivas de crescimento global pioraram com inflação alta e aperto na política monetária em grande parte dos bancos centrais, o que deteriora as condições financeiras globais, leva à reprecificação de ativos e aumenta custos de financiamento, disse o BC na ata da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), divulgada nesta quinta-feira.
“A eventual materialização de cenários extremos de reprecificação de ativos financeiros globais devido ao aperto monetário, riscos de recessão, e riscos geopolíticos pode levar a impacto significante sobre economias emergentes”, afirmou a autoridade monetária.
Na segunda-feira, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, demonstrou preocupação com um possível cenário em que o mundo entra em desaceleração econômica e a inflação global demora a ceder. Segundo ele, esse ambiente provocaria uma reprecificação de ativos.
No documento, o BC ponderou que esse risco vem sendo mitigado pela normalização da política monetária no exterior e a transparência na condução dos juros pelas economias avançadas. Acrescentou ainda que as instituições brasileiras têm baixa exposição ao risco cambial e pequena dependência de captação externa.
“O Comitê está atento à evolução do cenário internacional e segue preparado para atuar, minimizando eventual contaminação desproporcional sobre os preços dos ativos locais”, afirmou.
Outro ponto de atenção, para o BC, é uma ampliação observada no apetite ao risco das instituições financeiras, com crescimento elevado das operações de crédito não consignado e de cartões de crédito --mas ainda dentro de padrões históricos.
Para o comitê, os preços dos ativos e o crescimento do crédito não representam preocupação no médio prazo, embora existam incertezas a serem acompanhadas.
O BC acrescentou que as provisões dos bancos seguiram adequadas, acima das estimativas de perdas esperadas, e os níveis de capitalização e de liquidez do sistema financeiro estão superiores aos requerimentos prudenciais.
“Os resultados dos testes de estresse demonstram que o sistema está resiliente”, disse.
O Comef é responsável por estabelecer diretrizes para a preservação da estabilidade financeira e a prevenção a riscos sistêmicos. Em sua reunião mais recente, realizada na semana passada, o comitê decidiu manter em 0% o Adicional Contracíclico de Capital Principal (ACCP). O adicional é uma parcela do capital das instituições a ser acumulada em momentos de expansão do ciclo de crédito, tratando riscos do crédito e dos preços dos ativos.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde