Inflação ao consumidor e produtor da China desacelera em agosto com Covid minando demanda
![]()
Os preços ao consumidor na China subiram em um ritmo mais lento do que o esperado em agosto, enquanto a taxa de inflação ao produtor foi a mais baixa em 18 meses, refletindo uma economia atormentada pela fraca demanda doméstica e deixando espaço para mais flexibilização da política monetária.
O Índice de Preços ao Consumidor subiu 2,5% em 12 meses, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta sexta-feira, abaixo dos 2,7% de julho e da previsão média de 2,8% em uma pesquisa da Reuters com analistas.
O Índice de Preços ao Produtor subiu 2,3%, menor alta desde fevereiro de 2021, e inferior aos 4,2% registrados no mês anterior e aos 3,1% levantados na pesquisa, devido à queda nos preços de energia e matérias-primas.
"A inflação no portão de fábrica deve cair ainda mais ao longo do ano, graças a uma queda contínua nos preços das commodities e a uma base de comparação mais alta", disseram os analistas da Capital Economics Sheana Yue e Zichun Huang em nota de pesquisa.
0 comentário
EUA e Israel planejam bombardear alvos relacionados ao setor energético no Irã, segundo CBS
Dólar fecha estável em sessão com atraso na B3, mas acumula queda de 1,82% no mês
Ibovespa fecha em alta em dia de sessão encurtada por problema técnico
PP anuncia neutralidade na eleição presidencial e dificulta indicação de Tereza Cristina para vice de Flávio
Trump diz que campanha sobre TPI tem como objetivo defender Netanyahu, e não a si mesmo
Taxas dos DIs têm altas leves após abertura em atraso na B3