Minério de ferro atinge máximas de 2 semanas após medidas de estímulo da China
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram para máximas de duas semanas na sexta-feira, registrando seus maiores ganhos semanais em seis semanas, depois que a China, maior produtora mundial de aço, anunciou mais medidas para apoiar sua economia devastada pela Covid.
Também contribuindo para o sentimento, a inflação abaixo do esperado em agosto na China despertou esperanças de mais flexibilização da política do banco central.
O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange fechou em alta de 3,7%, a 720,50 iuanes (103,92 dólares) a tonelada, depois de atingir seu maior valor desde 29 de agosto, a 724,50 iuanes, no início da sessão.
Na semana, o contrato de Dalian subiu 7,4%, antes do feriado de 10 a 12 de setembro na China.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do ingrediente siderúrgico para outubro subiu 3,2%, a 103,25 dólares a tonelada.
O apoio intensificado da China a um mercado imobiliário em dificuldades deu sustentação a commodities ferrosas, juntamente com “um esforço agressivo para aumentar os gastos com infraestrutura, já que Pequim procura apoiar o crescimento diante dos lockdowns da Covid-19”, disseram estrategistas de commodities do ANZ em nota.
Depois que os formuladores de políticas sinalizaram um renovado senso de urgência para fortalecer a economia, o gabinete da China anunciou na quinta-feira mais medidas para estimular o investimento, como em novos projetos de infraestrutura.
No mercado spot, o aumento da demanda fez com que o minério de ferro com teor de 62% de referência com destino à China subisse nesta semana, atingindo 103,50 dólares a tonelada, nesta sexta-feira, mostraram dados da consultoria SteelHome.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Wall Street fecha em alta com impulso da Nvidia e outras ações de IA
Dólar futuro sobe em sintonia com exterior e recuo do Ibovespa
Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale na volta do Carnaval
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus