Minério de ferro atinge máximas de 2 semanas após medidas de estímulo da China
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram para máximas de duas semanas na sexta-feira, registrando seus maiores ganhos semanais em seis semanas, depois que a China, maior produtora mundial de aço, anunciou mais medidas para apoiar sua economia devastada pela Covid.
Também contribuindo para o sentimento, a inflação abaixo do esperado em agosto na China despertou esperanças de mais flexibilização da política do banco central.
O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange fechou em alta de 3,7%, a 720,50 iuanes (103,92 dólares) a tonelada, depois de atingir seu maior valor desde 29 de agosto, a 724,50 iuanes, no início da sessão.
Na semana, o contrato de Dalian subiu 7,4%, antes do feriado de 10 a 12 de setembro na China.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do ingrediente siderúrgico para outubro subiu 3,2%, a 103,25 dólares a tonelada.
O apoio intensificado da China a um mercado imobiliário em dificuldades deu sustentação a commodities ferrosas, juntamente com “um esforço agressivo para aumentar os gastos com infraestrutura, já que Pequim procura apoiar o crescimento diante dos lockdowns da Covid-19”, disseram estrategistas de commodities do ANZ em nota.
Depois que os formuladores de políticas sinalizaram um renovado senso de urgência para fortalecer a economia, o gabinete da China anunciou na quinta-feira mais medidas para estimular o investimento, como em novos projetos de infraestrutura.
No mercado spot, o aumento da demanda fez com que o minério de ferro com teor de 62% de referência com destino à China subisse nesta semana, atingindo 103,50 dólares a tonelada, nesta sexta-feira, mostraram dados da consultoria SteelHome.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde