Resultado apertado nas urnas pode ser maior risco de cauda para real, diz Goldman Sachs

Publicado em 12/09/2022 11:16

Logotipo Reuters

(Reuters) - Um resultado acirrado nas urnas pode ser o maior risco de cauda para o real neste momento, a menos de três semanas do primeiro turno das eleições presidenciais, disseram estrategistas do Goldman Sachs em nota, ressalvando, porém, que a moeda brasileira ainda é "compra" frente a pares que não o dólar contanto que a eleição siga "sem drama".

Pesquisa BTG/FSB mostrou nesta segunda-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 6 pontos percentuais de vantagem na liderança da disputa presidencial sobre o atual mandatário e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em uma oscilação para baixo da dianteira de 8 pontos que detinha há uma semana.

Os profissionais do Goldman Sachs notaram que algumas medidas de percepção da eleição têm se mantido "relativamente estáveis" conforme se aproxima 2 de outubro, o que eles atribuem a uma combinação de elevado "carry" (retorno de taxa de juros) do real, maior sensibilidade (beta) da moeda aos preços das commodities, a queda recente do dólar e o ambiente global.

Além disso, os altos preços das matérias-primas, a inflação que permaneceu por meses em dois dígitos e uma recuperação econômica moderada proporcionam algum alívio temporário para os desafiadores problemas fiscais do Brasil --e esses fatores podem estar tirando o foco dos investidores de potenciais diferenças de política econômica entre os principais candidatos, disseram.

"De fato, alguns investidores de câmbio parecem mais preocupados com um resultado próximo e qualquer volatilidade (derivada da) política do que com um resultado que apresente uma ampla margem de vitória. Nós tendemos a concordar", acrescentaram os profissionais.

De toda forma, ponderam, ainda que o peso mexicano seja a moeda favorita do Goldman Sachs para compra na América Latina, o elevado "carry" e baixa exposição da moeda brasileira a algumas fontes de choques globais (como os originados na Europa) mostram que o real é uma "compra razoável frente a pares que não o dólar nas próximas semanas, desde que as eleições continuem sem drama".

(Por José de Castro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário