Vendas de moradias novas nos EUA aumentam inesperadamente em agosto
![]()
WASHINGTON(Reuters) - As vendas de novas moradias nos Estados Unidos aumentaram inesperadamente em agosto, mas a recuperação provavelmente é temporária, com a taxa de hipoteca fixa de 30 anos subindo para níveis vistos pela última vez durante a Grande Recessão.
As vendas de moradias novas subiram 28,8% para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 685 mil unidades no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. O ritmo de vendas de julho foi revisado para 532 mil unidades, ante 511 mil unidades relatadas anteriormente.
As vendas aumentaram nas quatro regiões, acelerando 66,7% no nordeste do país. Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas das novas moradias, que respondem por cerca de 10% das vendas totais de casas nos EUA, cairiam para uma taxa de 500 mil unidades.
As vendas caíram 0,1% na comparação anual em agosto. Elas atingiram uma taxa de 993 mil unidades em janeiro de 2021, nível mais alto desde o final de 2006.
O aperto agressivo da política monetária do Federal Reserve, marcado por aumentos superdimensionados das taxas de juros, enfraqueceu o mercado imobiliário. Na semana passada, o banco central dos EUA elevou sua taxa básica de juros em 75 pontos-base, seu terceiro aumento consecutivo desse tamanho.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
0 comentário
Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St