Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA recuam; PIB do 2º tri é mantido
![]()
WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu inesperadamente na semana passada uma vez que o mercado de trabalho continua resiliente, apesar dos aumentos de juros pelo Federal Reserve e desaceleração da demanda.
Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 16.000, para 193.000 na semana encerrada em 24 de setembro, disse o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Os dados da semana anterior foram revisados para mostrar 4.000 pedidos a menos do que o informado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters projetavam 215.000 solicitações para a última semana.
Embora tenha havido relatos de algumas empresas que demitiram trabalhadores, os pedidos permaneceram na ponta mais baixa da faixa de 168.000 a 252.000 para este ano.
Economistas dizem que a maioria dos empregadores está acrescentando trabalhadores depois de passar por dificuldades na contratação no ano passado, já que a pandemia da Covid-19 forçou algumas pessoas a saírem da força de trabalho.
Eles esperam que as empresas recuem nas contratações antes de recorrerem a cortes generalizados de empregos.
O banco central dos Estados Unidos aumentou na semana passada sua taxa de juros em 75 pontos-base, seu terceiro aumento consecutivo por essa margem, e sinalizou mais altas a neste ano. Desde março, o Fed elevou sua taxa de juros de quase zero para a faixa atual de 3,00% a 3,25%.
Havia 11,2 milhões de vagas abertas no final de julho, com dois empregos para cada pessoa desempregada.
O mercado de trabalho forte está ajudando a manter a economia. Embora um relatório separado do Departamento de Comércio nesta quinta-feira tenha confirmado que a economia contraiu no primeiro semestre deste ano, ela não está em recessão.
O Produto Interno Bruto caiu a uma taxa anualizada de 0,6% a no segundo trimestre, em dado não revisado, disse o governo em sua terceira estimativa do PIB. A economia contraiu a uma taxa de 1,6% no primeiro trimestre.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
0 comentário
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St
Wall Street abre em alta com alívio de preocupações com setor de tecnologia
Construção de moradias unifamiliares nos EUA se recupera em janeiro