Rússia se diz aberta a conversas diretas com EUA sobre tratado de armas nucleares
![]()
MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta quinta-feira que está estudando a possibilidade de uma reunião presencial entre negociadores russos e norte-americanos sobre um tratado de controle de armas nucleares.
Em um briefing em Moscou, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que a Rússia está aberta a retomar inspeções sob o novo tratado Start e considerando a possibilidade de reuniões presenciais de uma comissão conjunta de representantes dos Estados Unidos e da Rússia.
As inspeções físicas sob o tratado estão suspensas desde 2020, inicialmente como resultado da pandemia de coronavírus.
"O tema de retomá-las está sendo considerado", disse Zakharova nesta quinta-feira. "Estão sendo estudadas as possibilidades de realização de uma sessão presencial da comissão consultiva bilateral."
O tratado estabelece limites no número de armas nucleares que cada lado pode mobilizar e descreve os termos para verificação e inspeção dos arsenais nucleares de cada um.
Moscou disse em agosto que estava considerando uma nova reunião da comissão, bem como uma possível retomada das negociações para estender o tratado, um dos poucos grandes acordos diplomáticos que permanecem em vigor entre Moscou e Washington, em meio à piora das relações devido ao conflito na Ucrânia.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes