Alta de juros no mundo afeta câmbio mas é deflacionário para o Brasil, diz diretor do BC
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O aperto de política monetária em outros países tem impacto no câmbio no curto prazo, mas é deflacionário para o Brasil no médio prazo, disse nesta quinta-feira o diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen.
Em evento promovido pelo Itaú Asset Management, Guillen argumentou que apesar do efeito cambial, o aperto monetário no exterior tende a abrir o hiato global do produto --espaço que a atividade tem para crescer sem pressionar a inflação.
Na apresentação, o diretor afirmou que os mecanismos de transmissão da política monetária estão operando conforme esperado, argumentando que o BC já observa uma mudança de mix nas concessões de crédito.
Guillen mencionou que há incerteza em relação às variáveis que compõem o hiato do produto no Brasil. Uma dessas variáveis, segundo ele, é o comportamento do mercado de trabalho.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Taxas dos DIs caem após IPCA abaixo do esperado em junho
Ibovespa avança na abertura após IPCA abaixo esperado
Autoridades do Fed se preocupam com risco inflacionário e avaliam aumentos nas taxas de juros
Dólar opera perto da estabilidade ante o real após dados de inflação
IPCA desacelera mais que o esperado em junho com queda de alimentos e tem menor nível em 8 meses
Escalada entre EUA e Irã pode ameaçar superávit no mercado de petróleo em 2027, diz AIE