Ucrânia retoma blecautes de emergência em revés após ataques russos
![]()
KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse nesta segunda-feira que foi forçada a impor blecautes de emergência regulares em áreas em todo o país após um revés em seus esforços para reparar a infraestrutura de energia atingida por ataques de mísseis pela Rússia.
Várias usinas tiveram que realizar paralisações de emergência e a demanda por eletricidade aumentou com o inverno gelado na capital e em outros lugares, disse a operadora nacional Ukrenergo em um comunicado.
“Uma vez eliminadas as causas dos desligamentos emergenciais, as unidades voltarão a operar, o que reduzirá o déficit no sistema elétrico e reduzirá o número de restrições para os consumidores”, afirmou.
A DTEK, maior produtora privada de eletricidade da Ucrânia, disse que reduziria o fornecimento de eletricidade em 60% para seus consumidores em Kiev, onde as temperaturas estão girando em torno de zero grau Celsius.
Do suprimento restante, apenas 42% sobraram para os consumidores comuns depois que as necessidades críticas de infraestrutura foram contabilizadas, afirmou.
"Estamos fazendo todo o possível para fornecer energia a todos os clientes por 2 a 3 horas, duas vezes ao dia", escreveu a filial da DTEK em Kiev no Facebook.
O déficit de capacidade de energia do sistema nacional caiu para 27%, disse a Ukrenergo.
Moscou diz que seus ataques a infraestruturas vitais são militarmente legítimos e que Kiev pode acabar com a aflição de seu povo se ceder às exigências russas. A Ucrânia diz que os ataques destinados a causar sofrimento civil são um crime de guerra.
(Reportagem de Tom Balmforth e Max Hunder)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC