Câmara aprova MP que autoriza atuação do setor privado em mineração nuclear
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira medida provisória que autoriza a participação da iniciativa privada na pesquisa e lavra de minérios nucleares, informou a Agência Câmara de Notícias.
A MP mantém, no entanto, o monopólio da atividade nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), como já é previsto na Constituição.
Ainda de acordo com a Agência Câmara, o governo defendia que as parcerias ocorressem somente na pesquisa e lavra de minérios, mas o texto aprovado pelos deputados permite que empresas possam executar atividades como o tratamento dos minérios nucleares, desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento de minérios nucleares, enriquecimento, produção e comércio de materiais nucleares.
A MP, que agora segue ao Senado, também reformula o Fundo Nacional de Mineração (Funam), além de autorizar a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) a assumir o controle da INB por meio da transferência de ações da União na INB para o capital social da ENBPar.
((Redação Brasília))
0 comentário
Zelenskiy, afirma que informações de inteligência indicam mais ataques russos estão por vir
Países da UE não devem esconder-se atrás de interesses nacionais, afirma ministro das Finanças alemão
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário