Lula diz que ministro da Fazenda terá "cara do sucesso" do primeiro governo; anúncio somente após dia 12
![]()
Por Lisandra Paraguassu e Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que só deve anunciar os nomes de seu ministério após a diplomação presidencial no dia 12 de dezembro, e disse que o nome escolhido para comandar o Ministério da Fazenda terá a cara de seu primeiro mandato.
"O meu ministro da Economia será essa cara do sucesso do meu primeiro mandato", afirmou, acrescentando que, como presidente, ele "obviamente" quer ter inserção nas decisões políticas e econômicas do país, mesmo com a autonomia dos ministério.
Questionado se o ex-prefeito Fernando Haddad será seu ministro da Fazenda, Lula disse que não iria responder. "Se eu responder o que você quer você vai saber o que eu penso, então não vou responder."
Lula disse ter 80% do ministério montado em sua cabeça, mas ressaltou ser necessário compor com todas as forças políticas que o ajudaram a ganhar as eleições.
"Vou ser diplomando no dia 12, depois que eu for diplomado, depois que eu for presidente da República reconhecido e diplomado, aí vou começar a escolher meu ministério, não precisa ninguém ficar angustiado, nervoso, criando expectativa", acrescentou.
0 comentário
Dólar sobe no Brasil com fluxo de moeda para exterior e pesquisa favorável a Lula
Taxas dos DIs avançam com cenário eleitoral e ata do Copom no foco
Gasolina inicia dezembro estável, enquanto etanol fica quase 2% mais caro, diz Edenred Ticket Log
Lula aparece com 41% no primeiro turno, Flávio Bolsonaro soma 23% e Tarcísio tem 10%, mostra Genial/Quaest
Índices europeus recuam, conforme investidores avaliam dados dos EUA; empresas de defesa caem
Mudanças na política cambial da Argentina deixam mais perto retorno aos mercados de dívida, dizem analistas