Mercado eleva perspectiva para Selic em 2023 e 2024
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central elevaram suas projeções para a taxa básica de juros tanto para este ano quanto no próximo, em meio às pressões inflacionárias e ao embate entre governo e BC sobre a condução da política monetária.
A pesquisa Focus divulgada pelo BC nesta segunda-feira mostra que a projeção para a Selic este ano subiu a 12,75%, contra 12,50% na semana anterior. Ao mesmo tempo, o cenário para o final de 2024 foi a 10%, de 9,75% antes.
No começo do mês, o BC manteve a Selic em 13,75% ao ano, na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o próximo encontro, em março, o Focus mostra que a projeção dos especialistas segue segundo de manutenção da Selic.
O movimento no Focus acontece em um momento de cautela no mercado, em meio a temores de que o Banco Central ceda a críticas do governo sobre a condução da política monetária -- o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados intensificaram recentemente as reclamações do patamar elevado da taxa Selic e questionam a autonomia da autarquia.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA em 2023 foi ajustada para cima em 0,01 ponto percentual, a 5,79%, enquanto que para o ano que vem foi a 4,0%, um aumento de 0,07 ponto.
O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano caiu pela segunda vez seguida, em 0,03 ponto, indo a 0,76%. Para 2024 segue em 1,50% pela sétima semana seguida.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Dólar oscila em margens estreitas, pouco abaixo dos R$5,40
Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil
Ações da China e Hong Kong fecham em alta após Pequim prometer apoio ao crescimento
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia