Kherson, na Ucrânia, tem 6 mortos e 12 feridos em bombardeio russo, dizem militares
![]()
KIEV (Reuters) - Seis civis foram mortos e 12 ficaram feridos em um bombardeio russo contra um mercado e uma parada de transporte público na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, nesta terça-feira, disseram militares ucranianos.
O comando militar do sul disse em um comunicado que Kherson foi atacada quando o presidente russo, Vladimir Putin, fazia um discurso no qual descrevia seu país como não estando em guerra com o povo ucraniano.
"O exército russo está bombardeando pesadamente Kherson. Novamente matando impiedosamente a população civil", escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, no aplicativo de mensagens Telegram, confirmando o número de mortos.
"O mundo não tem o direito de esquecer por um único momento que a crueldade e a agressão russas não têm limites", disse ele em um post abaixo de fotos de corpos na calçada, fachadas de lojas quebradas e uma parada de transporte destruída.
As autoridades locais disseram que a cidade foi atacada por forças russas usando lançadores de foguetes múltiplos Grad.
A Ucrânia recapturou Kherson em novembro, após quase oito meses de ocupação pelas forças russas que a tomaram logo após invadir a Ucrânia um ano atrás.
A cidade de Kherson e arredores estão agora sob bombardeio quase constante das forças russas no lado oposto do rio Dnipro.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026
Dólar cai para perto dos R$5,40 com correção refletindo decisões de juros
Senado do México aprova aumento de tarifas contra produtos brasileiros
Putin liga para Maduro e Lukashenko se reúne com enviado da Venezuela, enquanto Trump aumenta a pressão