Minério de ferro amplia perdas com piora na perspectiva de demanda na China
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram para o nível mais baixo em mais de uma semana nesta terça-feira, ampliando as perdas após o rali da semana passada, com o aumento do pessimismo sobre as perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço.
Os preços de referência do ingrediente siderúrgico caíram mais de 20% em relação ao pico deste ano, pouco acima de 130 dólares a tonelada alcançados em meados de março, quando o sentimento era positivo à medida que a China entrava em sua alta temporada de construção na primavera e após o abandono das rígidas restrições da Covid-19.
Com a temporada de construção chegando ao fim e a demanda por aço não atendendo às expectativas, enquanto a economia doméstica apresenta um desempenho desigual em meio a um setor imobiliário lento, analistas disseram que o consumo de minério de ferro da China pode permanecer fraco.
O contrato de referência do minério de ferro para junho na Bolsa de Cingapura caiu 2,5%, para 99,55 dólares a tonelada, atingindo uma baixa intradiária de 99,30 dólares, o nível mais fraco desde 12 de maio.
O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 3%, a 707 iuanes (102,28 dólares) a tonelada, depois de atingir 704 iuanes, a menor cotação desde 15 de maio.
O minério de ferro recuou após o rali da semana passada, estimulado pela esperança de que a China implemente medidas adicionais de apoio à sua economia.
"No entanto, considerando a falta de mudanças significativas nas políticas monetária e fiscal, prevê-se que o ciclo econômico da China atinja seu ponto mais baixo no terceiro trimestre", disse a consultoria do setor e provedora de dados Mysteel em seu cenário semanal.
A Mysteel disse que o declínio no investimento imobiliário e na nova atividade de construção na China no período de janeiro a abril sinalizaram a fraqueza contínua na demanda de aço.
(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam