Atividade empresarial nos EUA sobe para máxima de 13 meses em maio, mostra PMI
![]()
WASHINGTON (Reuters) - O crescimento da atividade empresarial nos Estados Unidos atingiu um pico em 13 meses em maio, impulsionado pelo setor de serviços, na mais recente indicação de que a economia recuperou o ímpeto no início do segundo trimestre apesar dos riscos crescentes de uma recessão.
A S&P Global disse nesta terça-feira que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar dos EUA, que acompanha os setores de manufatura e serviços, subiu para uma leitura de 54,5 este mês.
Esse foi o nível mais alto desde abril de 2022 e seguiu uma leitura final de 53,4 em abril. Foi o quarto mês consecutivo que o PMI ficou acima de 50, indicando crescimento do setor privado.
Os dados da pesquisa, coletados entre 12 e 22 de maio, somaram-se a outros este mês que mostraram resiliência do mercado de trabalho, com o crescimento do emprego acelerando em abril e a taxa de desemprego na mínima de 53 anos de 3,4%.
As vendas no varejo excluindo veículos motorizados, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação se recuperaram fortemente, enquanto a produção nas fábricas e na construção residencial aumentou.
Os dados levaram o Federal Reserve de Atlanta a elevar sua estimativa de expansão do Produto Interno Bruto no segundo trimestre para uma taxa anualizada de 2,9%, de um ritmo de 2,6%. A economia cresceu a uma taxa de 1,1% no primeiro trimestre.
A maioria dos economistas espera uma recessão no segundo semestre deste ano, citando os 500 pontos-base de aumentos na taxa de juros pelo Federal Reserve desde março de 2022, quando o banco central dos EUA embarcou em sua mais forte campanha de aperto da política monetária desde a década de 1980 para conter a inflação.
O subíndice de novos pedidos recebidos por empresas privadas na pesquisa da S&P Global saltou para 54,3 este mês, a leitura mais alta desde maio passado, de 51,9 em abril.
O setor de serviços impulsionou o crescimento, mantendo a inflação de serviços elevada. As pressões de preços nas fábricas diminuíram. A medida da pesquisa de preços pagos pelas empresas por insumos caiu para 58,5 de 61,2 em abril.
O PMI preliminar do setor de serviços subiu para 55,1, também um pico de 13 meses, de 53,6 em abril e expectativa em pesquisa da Reuters de 52,6. O PMI preliminar de manufatura caiu para 48,5, de 50,2 em abril e expectativa de 50.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
0 comentário
Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam