Minério de ferro sobe com apostas de estímulo na China e reposição de estoques

Publicado em 27/06/2023 07:59

Logotipo Reuters

 

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram nesta terça-feira, conforme as perspectivas de mais estímulo econômico na China e a ativa reposição de estoque pós-feriado em algumas usinas impulsionaram o ânimo dos traders.

A China lançará medidas de apoio mais eficazes para expandir a demanda doméstica, disse o primeiro-ministro Li Qiang aos delegados em uma cúpula do Fórum Econômico Mundial em Tianjin.

Esta declaração veio depois que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China realizou uma reunião na segunda-feira na qual incentivou as instituições financeiras a expandir a emissão de empréstimos de médio e longo prazo para a indústria manufatureira, elevando o sentimento em algum grau, segundo analistas.

O mercado espera que uma série de medidas de apoio sejam anunciadas na reunião do politburo a ser realizada no final de julho para estimular a recuperação econômica pós-pandemia irregular na China.

Muitas usinas voltaram ao mercado portuário para comprar minério de ferro na segunda-feira com o objetivo de atender as necessidades de produção, com os volumes diários de transações subindo 126% para 961.000 toneladas na comparação diária, mostraram dados da consultoria Mysteel.

O minério de ferro mais negociado em setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou o pregão diurno com alta de 4,11%, a 824 iuanes (114,24 dólares) por tonelada, a maior alta desde 16 de março.

O minério de ferro de referência em julho na Bolsa de Cingapura subiu 3,52%, para 112,9 dólares por tonelada, a maior alta desde 20 de junho.

O elevado nível restante da produção de gusa, juntamente com a oferta insuficiente de sucata de aço, deu suporte relativamente forte ao consumo de minério de ferro, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

(Reportagem de Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário