Fazenda incluirá mudanças em tributação de fundos exclusivos no Orçamento de 2024, diz Haddad
![]()
Por Victor Borges
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a pasta irá submeter alterações na tributação de fundos exclusivos no Orçamento de 2024 para apreciação do Congresso Nacional em agosto.
Em entrevista a jornalistas na sede do Ministério, Haddad disse que as alterações devem ser enviadas ao Congresso por meio de um projeto de lei.
A Reuters antecipou na terça-feira que o governo planeja propor até agosto mudanças na tributação sobre rendimentos de fundos exclusivos de investimento e o fim da distribuição de Juros sobre Capital Próprio (JCP) por empresas, em iniciativas para engordar o Orçamento do próximo ano.
Os fundos exclusivos atualmente oferecem oportunidades de investimento favoráveis para os brasileiros mais ricos, tributando os rendimentos apenas quando distribuídos aos investidores. Tentativas de tributá-los foram feitas por governos anteriores sem sucesso.
A ideia em avaliação no governo prevê que a cobrança de Imposto de Renda sobre esses fundos passe a ser periódica, por meio do chamado come-cotas.
"PONTE MUITO IMPORTANTE"
O novo diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, será uma ponte entre a autoridade monetária e a Fazenda, disse Haddad após reunião com o ex-secretário-executivo da pasta, que tomou posse no BC na semana passada.
"O objetivo do Galípolo estar no Banco Central é aproximar as equipes e a gente ter uma interação maior, trocar informações. Nem sempre as informações batem. A gente tem uma avaliação de que a desaceleração está forte demais e que isso inspira cautela... Galípolo vai ser uma ponte muito importante", afirmou.
A entrada de Galípolo na diretoria representa uma voz do governo no Comitê de Política Monetária do BC, que tem sido criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros membros do governo pela manutenção da taxa Selic em 13,75% desde agosto do ano passado, por considerarem um patamar elevado demais.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC