Putin diz à Polônia que qualquer agressão contra Belarus é ataque à Rússia
![]()
MOSCOU (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, acusou nesta sexta-feira a Polônia, membro da Otan, de ter ambições territoriais na ex-União Soviética e disse que qualquer agressão contra a vizinha e aliada próxima da Rússia, Belarus, seria considerada um ataque à Rússia.
Moscou reagirá a qualquer agressão contra Belarus, que forma uma "União de Estado" livre com a Rússia, "com todos os meios à nossa disposição", disse Putin em uma reunião de seu Conselho de Segurança em comentários televisionados.
O Comitê de Segurança de Varsóvia decidiu na quarta-feira mover unidades militares para o leste da Polônia depois que membros da força mercenária russa Wagner chegaram à Belarus, informou a agência de notícias estatal PAP, citando seu secretário, nesta sexta-feira.
Na quarta-feira, o chefe de Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi mostrado em um vídeo dando as boas-vindas a seus combatentes em Belarus, dizendo-lhes que não participariam mais da guerra na Ucrânia, mas ordenando-lhes que reunissem forças para operações de Wagner na África enquanto treinam o Exército bielorrusso.
Prigozhin diz que Wagner, que liderou a conquista da cidade ucraniana de Bakhmut, é a força de combate mais eficiente da Rússia. Mas seus frequentes confrontos com o sistema de defesa de Moscou o levaram a realizar um motim armado há quatro semanas.
A insurreição terminou com um acordo de que os combatentes de Wagner, muitos recrutados na prisão, se mudariam para Belarus, se quisessem.
Na quinta-feira, Belarus disse que os mercenários de Wagner começaram a treinar forças especiais bielorrussas em um alcance militar a apenas alguns quilômetros da fronteira com a Polônia.
Putin disse que havia relatos na imprensa de planos para uma unidade polaco-lituana a ser usada para operações no oeste da Ucrânia - parte da qual no passado pertencia à Polônia - e, em última análise, ocupar território lá.
"Sabe-se que eles também sonham com as terras bielorrussas", afirmou, sem fornecer provas.
"Mas no que diz respeito à Belarus, ela faz parte da União de Estado (com a Rússia); desencadear uma agressão contra Belarus significará agressão contra a Federação Russa", disse Putin. "Vamos responder a isso com todos os meios à nossa disposição."
A Polônia nega quaisquer ambições territoriais em Belarus.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Itália e França dizem que é "prematuro" assinar acordo comercial UE-Mercosul
Dólar à vista sobe ante o real em sintonia com o exterior nesta quarta-feira
Ibovespa recua na abertura em pregão com vencimentos
Mercados da zona do euro reduzem apostas em altas de juros antes da reunião do BCE
Trump ordena "bloqueio" de navios petroleiros sancionados que entram e saem na Venezuela
Ações da China e de Hong Kong sobem com setor de IA liderando ganhos