Rússia diz ter frustrado ataques ucranianos contra navios civis no Mar Negro
![]()
O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta terça-feira que frustrou ataques de drones marítimos ucranianos contra sua marinha e navios civis no Mar Negro.
Kiev negou ter atacado navios civis, sem abordar diretamente a alegação de que havia atacado a marinha russa.
"Durante a noite, as Forças Armadas da Ucrânia fizeram uma tentativa frustrada de atacar os navios de patrulha Sergei Kotov e Vasiliy Bykov da frota do Mar Negro com três barcos não tripulados", disse o Ministério da Defesa da Rússia em um comunicado.
Afirmou que os dois navios estavam controlando o transporte marítimo 340 km a sudoeste de Sevastopol e continuariam a desempenhar suas funções.
Mais tarde, em seu briefing diário, o ministério disse que navios da marinha destruíram mais três drones marítimos que visavam embarcações civis.
"Durante a noite, o regime de Kiev tentou um ataque terrorista com três barcos semissubmersíveis não tripulados contra navios de transporte civis russos que se dirigiam para o Estreito de Bósforo, na parte sudoeste do Mar Negro", declarou o ministério.
O assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse à Reuters: "Sem dúvida, tais declarações de autoridades russas são fictícias e não contêm nem um pingo de verdade. A Ucrânia não atacou, não está atacando e não atacará embarcações civis, nem quaisquer outros objetos civis."
A Rússia disse que trataria qualquer navio saindo ou entrando em portos ucranianos como alvos válidos após o término de um acordo apoiado pelas Nações Unidas no mês passado, que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro.
Kiev já usou drones para atingir a base naval da Rússia na Crimeia e a ponte que a Rússia construiu para a península.
(Reportagem de Alexander Marrow, Olzhas Auyezov e Pavel Polityuk)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC