Khamenei diz que Irã não está envolvido com ataque do Hamas a Israel
![]()
DUBAI (Reuters) - Teerã não esteve envolvido no ataque do grupo militante Hamas a Israel no fim de semana, disse a autoridade máxima do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, nesta terça-feira, mas saudou o que ele chamou de derrota "irreparável" militar e de inteligência de Israel.
"Beijamos as mãos daqueles que planejaram o ataque ao regime sionista", afirmou Khamenei, que usava um lenço palestino, em seu primeiro discurso televisionado desde o ataque.
"Esse terremoto destrutivo (o ataque do Hamas) destruiu algumas estruturas críticas (em Israel) que não serão reparadas facilmente... As próprias ações do regime sionista são as culpadas por esse desastre", disse Khamenei.
Há muito tempo Israel acusa os líderes clericais do Irã de estimular a violência fornecendo armas ao Hamas. Teerã, que não reconhece Israel, diz que dá apoio moral e financeiro ao grupo, que controla a Faixa de Gaza.
Apoiar a causa palestina tem sido um pilar da República Islâmica desde a revolução de 1979 e uma maneira pela qual o país dominado pelos xiitas tem se moldado como líder do mundo muçulmano.
Os Estados Unidos disseram na segunda-feira que o Irã era cúmplice do ataque do Hamas a Israel, mas acrescentaram que não tinham nenhuma inteligência ou evidência que sustentasse essa afirmação. Na segunda-feira, o principal general dos EUA advertiu o Irã a não se envolver na crise, dizendo que não queria que o conflito se ampliasse.
0 comentário
Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal