Vendas no varejo em novembro crescem e interrompem sete quedas seguidas, diz Cielo
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O comércio varejista do país teve alta de 0,5% nas vendas em novembro na comparação com um ano antes, descontada a inflação, afirmou nesta segunda-feira a empresa de meios de pagamento Cielo em levantamento mensal. O crescimento interrompeu sequência de sete meses seguidos de quedas.
Em termos nominais, o varejo cresceu 4,2%, afirmou a Cielo, que pela primeira vez separou o desempenho do varejo tradicional do comércio eletrônico, em termos nominais.
Segundo a empresa, em novembro, o e-commerce cresceu 5,3% enquanto as vendas presenciais subiram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2022.
O índice ICVA total apurado pela empresa apontou que os macrossetores de Serviços e de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 1,2% e 1,1%, respectivamente. Os segmentos que mais se destacaram foram os de Turismo e Transporte e Óticas e Joalheiras.
Já o macrossetor de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento. Nesse caso, o segmento de Livrarias e Papelarias teve o resultado mais negativo, afirmou a Cielo em comunicado ao mercado.
A Cielo afirmou que o desempenho das vendas no mês passado foi em parte influenciado por efeitos de calendário. "Novembro de 2023 contou com uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que o mesmo mês de 2022. Tradicionalmente, a quinta-feira é um dia mais forte para o comércio", afirmou a companhia.
Por região, o Sudeste teve a maior alta das vendas deflacionadas no varejo nacional, de 0,6%, em novembro sobre um ano antes. O Sul, apresentou incremento de 0,5% e o Centro-Oeste de 0,1%. Nordeste apresentou vendas estáveis e o Norte amargou queda de 1% nas vendas, afetado em parte pela forte seca nos rios da Amazônia que prejudicou o transporte na região.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC
Lula dá ultimato à UE sobre acordo com Mercosul e diz que se pacto não sair agora endurecerá com europeus