Fed deve deixar os juros inalterados até maio após alta leve da inflação
![]()
(Reuters) - Operadores preveem que o Federal Reserve adiará qualquer corte na taxa básica de juros até pelo menos maio do próximo ano, depois que um relatório do governo dos Estados Unidos nesta terça-feira mostrou que os preços ao consumidor voltaram a subir inesperadamente em novembro.
Os contratos futuros vinculados à taxa de juros do Fed agora refletem apostas de que o banco central dos EUA reduzirá a taxa de juros para uma faixa de 5% a 5,25% em maio, com novos cortes no final do ano.
Antes do relatório, que mostrou que o índice de preços ao consumidor subiu 0,1% no mês passado em relação a outubro, investidores estavam mais convencidos de que o arrefecimento da inflação permitiria que o Fed encerrasse o período de juros inalterados mais cedo. Porém, após o relatório, eles reduziram a chance de quase 50% de um corte nos custos de empréstimos em março para cerca de 40%.
"Depois de todas as esperanças e conversas sobre cortes nos juros de curto prazo, o relatório do índice de preços ao consumidor de hoje é um pouco desanimador", disse Seema Shah, estrategista-chefe global da Principal Asset Management.
Os formuladores de política monetária do Fed se reúnem nesta terça e na quarta-feira para sua última reunião do ano, e a expectativa é de que todos deixem os juros na faixa de 5,25% a 5,5%. Eles também publicarão projeções que mostrarão suas próprias opiniões sobre a provável trajetória futura dos custos de empréstimos.
(Reportagem de Ann Saphir)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC