Concessões de empréstimos no Brasil caem 1,6% em abril; estoque de crédito sobe 0,2%

Publicado em 27/05/2024 08:56 e atualizado em 27/05/2024 09:29

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - As concessões de empréstimos no Brasil recuaram 1,6% em abril na comparação com o mês anterior, informou o Banco Central nesta segunda-feira, com o estoque total de crédito avançando 0,2% no período, a 5,894 trilhões de reais.

A leve alta no estoque de crédito foi resultado de queda de 0,9% no saldo das operações de crédito às pessoas jurídicas e de ganho de 0,9% no de pessoas físicas, que totalizaram 2,250 trilhões e 3,644 trilhões de reais em abril, respectivamente.

No mês, as concessões de financiamentos com recursos livres, nos quais as condições dos empréstimos são livremente negociadas entre bancos e tomadores, tiveram queda de 1,0% em relação a março. Para as operações com recursos direcionados, que atendem a parâmetros estabelecidos pelo governo, houve queda de 6,8% no período.

No mês, a inadimplência no segmento de recursos livres, ficou em 4,6%, contra 4,5% no mês anterior.

Já as taxas bancárias médias apresentaram queda. Os juros cobrados pelas instituições financeiras no crédito livre ficaram em 40,4% em abril, redução de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Nos recursos direcionados, houve queda de 0,4 ponto no mês, a 10,2%.

O spread bancário, diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa final cobrada do cliente, recuou para 29,6 pontos percentuais nos recursos livres, contra 30,1 pontos no mês anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário