Exportações da Alemanha caem mais do que o previsto em maio
![]()
Por Maria Martinez
(Reuters) - As exportações da Alemanha caíram mais do que o esperado em maio devido à demanda fraca da China, dos Estados Unidos e de países europeus, mostraram dados do escritório federal de estatísticas nesta segunda-feira.
As exportações caíram 3,6% em maio em comparação com o mês anterior, quase o dobro da queda de 1,9% prevista por analistas em uma pesquisa da Reuters.
A balança de comércio exterior apresentou um superávit de 24,9 bilhões de euros em maio, após 22,2 bilhões de euros em abril e 16,8 bilhões de euros em maio do ano anterior.
Depois de dois bons meses, o setor de exportação voltou à normalidade, disse o economista-chefe do Hauck Aufhaeuser Lampe Privatbank, Alexander Krueger.
De modo geral, as exportações devem se beneficiar da economia global um pouco mais forte, disse ele. "No entanto, há sinais de constantes altos e baixos nos próximos meses."
As exportações para os países da UE caíram 2,5% em maio em relação ao mês anterior e para países fora da UE tiveram queda de 4,9%, informou o escritório de estatísticas.
As exportações da Alemanha para os EUA - seu maior mercado em maio - caíram 2,9% em relação ao mês anterior, enquanto para a China recuaram 10,2% e as exportações para a Rússia tiveram queda de 19,3%.
(Reportagem de Isabel Demetz em Gdansk e Maria Martinez em Berlim)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde