Taxas longas sobem no Brasil com mercado ponderando Treasuries e dados
![]()
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO (Reuters) - As taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) com prazos mais longos sustentavam altas nesta manhã de quinta-feira, acompanhando o avanço dos rendimentos dos Treasuries no exterior, em sessão também marcada pela divulgação de dados de inflação e emprego no Brasil.
Às 9h31 a taxa do DI para janeiro de 2026 estava em 15,33%, ante o ajuste de 15,357% da véspera. Já o vencimento para janeiro de 2033 marcava 14,81%, ante ajuste de 14,712%.
O IBGE informou que O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, subiu 0,34% em dezembro, após alta de 0,62% em novembro. Economistas consultados pela Reuters esperavam por elevação de 0,45% em dezembro.
Já a taxa de desemprego no trimestre até novembro ficou em 6,1%, conforme o IBGE, em linha com a mediana das projeções dos economistas.
Apesar da inflação abaixo do projetado e do desemprego em linha, os prêmios dos DIs mais longos voltam a subir nesta manhã, assim como o dólar ante o real, na ausência de notícias que possam de fato aliviar as preocupações em torno do controle inflacionário e da política fiscal.
Como esta sexta-feira é o penúltimo dia útil para o mercado no Brasil, a expectativa é de que a liquidez também possa ser menor.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes