Economia dos EUA deve ter registrado crescimento lento e constante do emprego em dezembro
![]()
Por Lucia Mutikani
WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente desacelerou em dezembro mas ainda manteve um ritmo saudável, enquanto a taxa de desemprego se manteve em 4,2%, reforçando a abordagem cautelosa do Federal Reserve em relação aos cortes na taxa de juros este ano.
O relatório de emprego do Departamento do Trabalho, que será divulgadonesta sexta-feira, provavelmente não será afetado pelas distorções climáticas e de greve que predominaram em outubro e novembro.
O mercado de trabalho estaria encerrando o ano em bases sólidas, embora estejam aumentando os temores de que as promessas do presidente eleito Donald Trump de impor ou aumentar maciçamente as tarifas sobre as importações e deportar milhões de imigrantes sem documentos possam inviabilizar o impulso.
Essas preocupações ficaram evidentes na ata da reunião de política monetária de dezembro do banco central dos EUA, publicada na quarta-feira, que indicou que "a maioria dos participantes observou que (...) o Comitê poderia adotar uma abordagem cuidadosa ao considerar" novos cortes.
"O mercado de trabalho não está tão apertado como no período pós-pandemia, mas ainda é forte em qualquer medida histórica", disse Sevin Yeltekin, macroeconomista e reitor da Simon Business School da Universidade de Rochester. "Se pudermos evitar um grande aumento nas tarifas e nas políticas de imigração que sobrecarregam as empresas que dependem de talentos qualificados e sazonais, as empresas continuarão a criar empregos."
A economia dos EUA provavelmente abriu 160.000 vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, depois de 227.000 em novembro, o que representa um retorno após a abertura de trabalho ter sido severamente limitada pelas interrupções causadas por furacões e greves, segundo uma pesquisa da Reuters com economistas. As estimativas variaram de 120.000 a 200.000 empregos criados.
Se não forem feitas revisões nos dados de outubro e novembro, isso significaria que a economia criou 2,144 milhões de empregos no último ano do mandato do presidente norte-americano, Joe Biden, o equivalente a 179.000 posições por mês. Cerca de 3 milhões de empregos foram criados em 2023.
A resiliência do mercado de trabalho, refletindo principalmente as demissões historicamente baixas, impulsionou a economia ao apoiar os gastos dos consumidores por meio de salários mais altos. A previsão é de que os ganhos médios por hora aumentem 0,3%, depois de alta de 0,4% em novembro. O aumento anual dos salários deve permanecer em 4,0% em dezembro.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi