Minério de ferro tem ganho semanal com dados melhores da China e demanda resiliente
![]()
Por Amy Lv e Lewis Jackson
PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta sexta-feira, atingindo o valor mais alto em mais de quatro semanas, e caminhavam para fechar com ganhos em base semanal, já que uma série de dados melhores do que o esperado da China impulsionou o sentimento e a demanda chinesa permaneceu resiliente.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) na China encerrou as negociações do dia com alta de 1,71%, a 803,5 iuanes (109,65 dólares) a tonelada, com aumento de 6,6% na semana.
No início do dia, o contrato atingiu o maior valor desde 13 de dezembro de 2024, a 807 iuanes.
O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura subiu 1,19% para 103,9 dólares a tonelada, o maior valor desde 18 de dezembro de 2024.
A economia da China encerrou 2024 em situação melhor do que a esperada, ajudada por uma enxurrada de medidas de estímulo. O crescimento anual de 5% atingiu a meta do governo, embora os analistas tivessem previsto 4,9%.
Os dados do setor imobiliário, incluindo as vendas de casas novas e o início de novas construções, medido pela área construída, mostraram alguma melhora, impulsionando o sentimento.
A média diária de produção de metal quente entre as siderúrgicas pesquisadas pela consultoria Mysteel subiu 0,05% em relação à semana anterior, para 2,24 milhões de toneladas, em 16 de janeiro, depois de oito semanas de quedas.
Os dados sugerem que a demanda pelo principal ingrediente da fabricação de aço permaneceu resiliente em uma temporada de folga. A produção de metal quente, um produto de alto-forno, é normalmente usada como termômetro para a demanda de minério de ferro.
Apesar de um declínio anual de 1,7%, a produção de aço bruto da China em 2024 ficou acima de 1 bilhão de toneladas. A produção total em 2025 ficará abaixo desse nível, segundo analistas.
(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson em Pequim)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde