STOXX 600 mantém sequência recorde de ganhos com impulso de tecnologia e saúde
![]()
Por Nikhil Sharma
(Reuters) - O principal índice acionário da Europa atingiu a máxima recorde nesta sexta-feira, impulsionado por ações de tecnologia e de saúde, uma vez que os fortes resultados de grandes empresas, como a Novartis, ofuscavam as preocupações com uma recuperação econômica mais fraca da zona do euro.
O índice STOXX 600 subia 0,37%, a 540,82 pontos, depois de fechar na máxima histórica na quinta-feira, na esteira do corte da taxa de juros pelo Banco Central Europeu e de uma perspectiva "dovish" para a trajetória futura dos juros.
As ações de tecnologia avançavam 1,6%, impulsionadas por um salto de 7,6% na Hexagon, que registrou um aumento surpreendente no lucro operacional do quarto trimestre.
A fabricante de equipamentos de chips ASML também elevava o setor, ganhando 3%, uma vez que mantinha a tendência positiva gerada por seus resultados robustos na quarta-feira.
O setor de saúde adicionava 1%, com a Novo Nordisk subindo 1,4%, enquanto a Novartis ganhava 3,4%, depois que a empresa divulgou um lucro líquido ajustado trimestral que excedeu as expectativas devido às fortes vendas de seus medicamentos Entresto e Kesimpta.
O STOXX 600 está a caminho de sua quarta sessão consecutiva de ganhos recordes, bem como do sexto aumento semanal consecutivo, a mais longa sequência desde março de 2024.
As ações superaram as perdas de segunda-feira, desencadeadas pelo lançamento do modelo de inteligência artificial de baixo custo da startup chinesa DeepSeek, o que levou os investidores a questionar a alta valorização dos papéis do setor de IA.
O BCE cortou os juros na quinta-feira e sinalizou uma nova redução em março, já que as preocupações com o crescimento econômico fraco superaram a inflação persistente.
Dados divulgados na quinta-feira mostraram que a economia da zona do euro estagnou no último trimestre, fomentando temores de que a recuperação há muito prevista possa ser ainda mais lenta.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,26%, a 8.668 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,15%, a 21.760 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,28%, a 7.963 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,25%, a 36.519 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,06%, a 1.427 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,07%, a 6.539 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde