Ucrânia relata contatos de alto nível com assessores do governo Trump
![]()
Kiev (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta terça-feira que sua equipe conversou com o assessor de segurança nacional do presidente dos EUA, Donald Trump, e seu principal enviado sobre a guerra na Ucrânia nesta semana, e que eles estavam trabalhando para organizar uma visita de uma delegação dos EUA.
Kiev tem tentado estabelecer relações estreitas com o novo governo Trump, que disse querer encerrar rapidamente a guerra de quase três anos com a Rússia.
"Já temos datas para quando a equipe norte-americana chegará. Agora, as datas e os membros da delegação estão sendo acertados, e estamos aguardando a equipe. Trabalharemos juntos", disse Zelenskiy, em entrevista coletiva.
Ele afirmou que seu chefe de gabinete, Andriy Yermak, havia conversado com o assessor de segurança nacional de Trump, Michael Waltz, e que sua equipe falou com Keith Kellogg, enviado especial de Trump para a Ucrânia e a Rússia, no dia anterior.
Em um relato da ligação com Waltz, Yermak disse que havia falado sobre a situação no campo de batalha e o progresso da mobilização para repor a mão de obra ucraniana.
O relato ucraniano diz que eles também discutiram a necessidade de organizar contatos pessoais entre Zelenskiy e Trump.
O presidente dos EUA tem dado poucas pistas sobre como tentará resolver a guerra na Ucrânia.
Na segunda-feira, Trump disse que queria que Kiev fornecesse aos Estados Unidos terras raras e outros recursos em troca de apoio financeiro aos esforços de guerra da Ucrânia.
(Reportagem de Tom Balmforth)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde