Trump deve anunciar tarifas recíprocas já nesta 6ª-feira, dizem fontes
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a parlamentares republicanos que planeja anunciar tarifas recíprocas já nesta sexta-feira, disseram três fontes familiarizadas com os planos à Reuters.
A medida cumpriria uma promessa de campanha de Trump de impor tarifas recíprocas sobre as importações norte-americanas iguais às taxas que os parceiros comerciais impõem às exportações norte-americanas. Não ficou imediatamente claro quais países seriam afetados, uma vez que os detalhes da proposta não eram conhecidos.
Trump informou os parlamentares republicanos sobre seus planos durante as discussões orçamentárias na Casa Branca na quinta-feira, disseram as fontes. Trump e seus principais assessores disseram que planejam usar tarifas mais altas sobre as importações para ajudar a pagar a extensão dos cortes de impostos de 2017 de Trump.
Seria difícil arrecadar dinheiro suficiente em tarifas para afetar o Orçamento dos EUA, uma vez que elas representaram apenas cerca de 2% da receita anual nos últimos anos.
A Casa Branca não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.
Trump anunciou tarifas de 25% sobre o Canadá e o México no sábado, mas adiou a aplicação delas após uma reação negativa dos investidores. Os dois maiores parceiros comerciais dos EUA concordaram em aumentar os esforços de fiscalização na fronteira, uma das principais prioridades de Trump.
Wall Street ampliou as perdas nesta sexta-feira após a notícia da Reuters sobre a discussão de Trump com os parlamentares.
(Reportagem de Jarrett Renshaw)
0 comentário
Atividade industrial nos EUA desacelera em agosto; preços dos insumos continuam elevados
Taxas dos DIs têm baixas leves após dados do PIB
Retração da indústria brasileira se aprofunda em agosto com quedas de produção e novos negócios, mostra PMI
Dólar se reaproxima da estabilidade ante real com exterior no radar
Crescimento do PIB do Brasil desacelera a 0,5% no segundo trimestre, mostra IBGE
Ataques aéreos russos matam 12 pessoas na região de Kiev no sexto dia de ataques