Economia da zona do euro tem desempenho melhor do que estimado inicialmente no 4° tri
![]()
FRANKFURT (Reuters) - A economia da zona do euro se expandiu um pouco mais do que estimado inicialmente no último trimestre de 2024, mas o emprego praticamente não cresceu, oferecendo mais evidências de que a economia dos 20 países que compartilham a moeda está amplamente estagnada.
O PIB da zona do euro cresceu 0,1% no quarto trimestre, informou o Eurostat nesta sexta-feira, elevando sua estimativa anterior, que havia mostrado estagnação.
Em comparação com o ano anterior, a economia se expandiu 0,9%, o mesmo que no trimestre anterior, mas um crescimento modesto em relação aos trimestres anteriores. O emprego cresceu apenas 0,1% no trimestre.
O crescimento econômico é visto agora com uma ligeira recuperação, para pouco mais de 1% em 2025, mas essa projeção está sujeita a riscos para baixo.
O consumo quase não está crescendo, o mercado de trabalho está se abrandando, o setor industrial continua em recessão e a ameaça de tarifas dos Estados Unidos está pesando sobre o investimento.
Os preços de energia também estão mais altos devido ao aumento dos custos do gás natural, o que sugere que a economia do bloco permanecerá estagnada por algum tempo, segundo os economistas.
(Por Balazs Koranyi)
0 comentário
Wall Street fecha em baixa e tem perda semanal com guerra alimentando preocupações com inflação
Autoridade da ONU alerta que fechamento do Estreito de Ormuz pode afetar operações humanitárias
Dólar supera R$5,30 com piora de percepção sobre a guerra, em dia de leilões do BC
Na Jovem Pan: EUA oferecem US$ 10 mi por informações sobre Khamenei
Petrobras eleva diesel em 11,6%, mas diz que impacto na bomba será residual
Ações têm segunda semana seguida de quedas com guerra no Oriente Médio alimentando temores de inflação