Economia da zona do euro tem desempenho melhor do que estimado inicialmente no 4° tri
![]()
FRANKFURT (Reuters) - A economia da zona do euro se expandiu um pouco mais do que estimado inicialmente no último trimestre de 2024, mas o emprego praticamente não cresceu, oferecendo mais evidências de que a economia dos 20 países que compartilham a moeda está amplamente estagnada.
O PIB da zona do euro cresceu 0,1% no quarto trimestre, informou o Eurostat nesta sexta-feira, elevando sua estimativa anterior, que havia mostrado estagnação.
Em comparação com o ano anterior, a economia se expandiu 0,9%, o mesmo que no trimestre anterior, mas um crescimento modesto em relação aos trimestres anteriores. O emprego cresceu apenas 0,1% no trimestre.
O crescimento econômico é visto agora com uma ligeira recuperação, para pouco mais de 1% em 2025, mas essa projeção está sujeita a riscos para baixo.
O consumo quase não está crescendo, o mercado de trabalho está se abrandando, o setor industrial continua em recessão e a ameaça de tarifas dos Estados Unidos está pesando sobre o investimento.
Os preços de energia também estão mais altos devido ao aumento dos custos do gás natural, o que sugere que a economia do bloco permanecerá estagnada por algum tempo, segundo os economistas.
(Por Balazs Koranyi)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde