Congresso dos EUA prepara votação de projeto para financiar governo em meio à oposição democrata

Publicado em 11/03/2025 08:12 e atualizado em 11/03/2025 08:57

Logotipo Reuters

 

Por Andy Sullivan

WASHINGTON (Reuters) - Parlamentares republicanos tentarão nesta terça-feira aprovar uma legislação a fim de evitar uma paralisação do governo dos Estados Unidos no fim de semana, enquanto os democratas, alarmados com o esforço de redução do Estado por parte do presidente norte-americano, Donald Trump, devem se opor a ela.

É provável que a votação na Câmara dos Deputados seja apertada. Os republicanos detêm a Casa por uma margem estreita de 218 a 214 deputados, e pelo menos um deles, o parlamentar Thomas Massie, do Kentucky, disse que votará contra.

Mas Trump tem pressionado os republicanos para que se mantenham unidos, e outros membros que normalmente votam contra projetos de financiamento do governo disseram que apoiarão esse.

Se for aprovada na Câmara, a legislação também terá que ser aprovada no Senado para garantir que as agências governamentais possam continuar operando após a meia-noite de sexta-feira, quando o financiamento vai expirar.

Os senadores republicanos, por sua vez, precisarão que pelo menos sete democratas votem com eles para evitar a interrupção do financiamento, o que poderia paralisar desde a supervisão financeira até a pesquisa científica, e forçar centenas de milhares de funcionários federais a ficarem sem pagamento.

Muitos desses trabalhadores já têm sido estressados pela campanha de Trump para reduzir as fileiras do serviço público dos EUA e cortar gastos.

Até o momento, pelo menos 100.000 dos 2,3 milhões de funcionários civis do governo foram demitidos ou aceitaram um acordo de rescisão, e Trump efetivamente fechou agências que lidam com ajuda externa e proteção ao consumidor.

O governo de Trump também ordenou uma segunda rodada de demissões, com planos previstos para esta semana.

Os democratas afirmam que o esforço de redução do Estado de Trump, liderado pelo bilionário Elon Musk, atropela a autoridade do Congresso sobre questões de gastos.

Espera-se que a maioria dos democratas vote contra o projeto de lei de gastos, argumentando que não fará muito sentido votar em uma legislação que provavelmente será ignorada pelo governo.

O projeto de lei estenderia o financiamento do governo até o final do ano fiscal em 30 de setembro, em grande parte nos níveis atuais. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário