Lula diz que EUA atuam como se fossem imperadores do mundo e reitera soberania brasileira
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que os Estados Unidos estão atuando como se fossem imperadores do mundo e reiterou a soberania do Brasil, acrescentando que empresas que desejem atuar no país precisam respeitar as leis brasileiras.
Em discurso na abertura de uma reunião ministerial em Brasília, Lula afirmou que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Fernando Haddad, estão dispostos a negociar "com quer que seja", mas que o Brasil não aceita ser tratado como subalterno.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
1 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Mas o governo não consegue impor a soberania onde Facções criminosas atuam em muitas cidades brasileiras. Segundo dados publicados, mais de 26% da população brasileira não está ao alcance da soberania efetiva do estado brasileiro. Também acho que devemos exercer soberania sobre nosso território. E isso tem que valer para qualquer cidadão brasileiro que vive em território reconhecidamente nacional. Certo?