Fed deve cortar mais juros com inflação abaixo das expectativas
![]()
(Reuters) - O Federal Reserve provavelmente realizará cortes de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros em cada uma de suas próximas três reuniões, apostaram os investidores nesta sexta-feira, depois que um relatório do governo dos EUA mostrou que a inflação ao consumidor subiu um pouco menos do que o esperado no mês passado.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 3,0% nos 12 meses até setembro, informou o Departamento do Trabalho, um pouco acima do aumento de 2,9% em agosto, mas abaixo dos 3,1% esperados por economistas consultados pela Reuters.
Isso pode dar até mesmo aos membros mais agressivos do banco central o conforto de que continuar a reduzir os juros, para dar suporte ao mercado de trabalho, não vai reacender a inflação, disseram analistas.
"Por mais estranho que pareça, o Fed ficará feliz com a inflação em torno de 3% pelos próximos meses", disse Olu Sonola, chefe de pesquisa econômica dos EUA da Fitch Ratings.
Os contratos futuros refletem uma certeza de quase 100% de que o Fed reduzirá sua taxa de juros para a faixa de 3,75% a 4,00% na reunião da próxima semana. Além disso, há uma chance de 95% de um novo corte em dezembro.
Após o CPI de setembro, os operadores estimaram ainda uma chance de cerca de 55% de outro corte de juros na reunião de janeiro do Fed, acima dos menos de 50% anteriores.
(Reportagem de Ann Saphir)
0 comentário
Dólar se reaproxima da estabilidade à espera de dados dos EUA
Serviços do Brasil têm queda inesperada em dezembro, mas crescem no ano pela 5ª vez seguida
Toffoli nega em nota já ter recebido "qualquer valor" de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
É hora de agir, dizem líderes da UE em meio a esforços para competir com EUA e China
Ações da China fecham em alta com otimismo em relação à IA
EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário