Trump está muito frustrado com Canadá em relação ao comércio, diz assessor da Casa Branca
![]()
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está frustrado com o Canadá por causa das negociações comerciais que não estão indo bem, disse o conselheiro da Casa Branca, Kevin Hassett, nesta sexta-feira, depois que o presidente dos EUA interrompeu as negociações comerciais entre os dois países.
"Acho que a frustração se acumulou ao longo do tempo", disse Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional, a repórteres na Casa Branca. "Tem sido muito difícil negociar com os canadenses."
Questionado sobre detalhes específicos, Hassett citou uma "falta de flexibilidade".
Trump encerrou as negociações comerciais na noite de quinta-feira, citando um anúncio da província de Ontário que apresentava o ícone republicano Ronald Reagan discutindo as virtudes do livre comércio.
Nesta sexta-feira, o presidente dos EUA acusou o Canadá de tentar influenciar a Suprema Corte, que se prepara para considerar um desafio à sua agenda de tarifas globais.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, removeu a maior parte das tarifas retaliatórias do Canadá sobre as importações dos EUA impostas por seu antecessor, e os dois lados estão em negociações há semanas sobre um acordo para os setores de aço e alumínio.
"O fato é que as negociações com os canadenses não têm sido muito colegiadas", disse Hassett anteriormente em uma entrevista à Fox News.
"Elas não estão indo bem. Acho que o presidente está muito frustrado. Ele quer um ótimo acordo com o Canadá, assim como quer um ótimo acordo com o México."
(Reportagem de Steve Holland, Doina Chiacu e Susan Heavey)
0 comentário
Dólar se reaproxima da estabilidade à espera de dados dos EUA
Serviços do Brasil têm queda inesperada em dezembro, mas crescem no ano pela 5ª vez seguida
Toffoli nega em nota já ter recebido "qualquer valor" de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
É hora de agir, dizem líderes da UE em meio a esforços para competir com EUA e China
Ações da China fecham em alta com otimismo em relação à IA
EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário