Wall St cai com nova pressão sobre Fed; proposta de teto de juros afeta bancos

Publicado em 12/01/2026 12:29 e atualizado em 12/01/2026 14:25

Logotipo Reuters

Por Medha Singh e Pranav Kashyap

12 Jan (Reuters) - As ações dos Estados Unidos caíam nesta segunda-feira depois que o governo Trump renovou seus ataques contra o Federal Reserve, reacendendo preocupações sobre a independência do banco central, enquanto uma proposta de limite de um ano para as taxas de juros de cartões de crédito pressionava o setor financeiro.

O governo ameaçou indiciar o chair do Fed, Jerome Powell, por causa de seu depoimento no Congresso sobre um projeto de reforma, um movimento que Powell chamou de "pretexto" para ganhar mais influência sobre a taxa de juros, que o presidente Donald Trump tem pressionado para cortar drasticamente desde que assumiu o cargo em janeiro de 2025.

"É mais um golpe na armadura da independência percebida e preferida entre o Fed e a Casa Branca. Quaisquer outros movimentos significativos em direção a uma menor independência não serão vistos com bons olhos pelos mercados", disse Jordan Rizzuto, CIO da GammaRoad Capital Partners.

O medidor de medo de Wall Street, o índice de volatilidade Cboe Volatility, atingiu seu maior nível desde 18 de dezembro, enquanto o ouro, refúgio seguro, bateu uma máxima recorde pela primeira vez este ano.

O Dow Jones Industrial Average caía 0,86%, para 49.076,01 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,24%, a 6.949,68 pontos, e o Nasdaq Composite tinha estabilidade, a 23.671,93 pontos.

As ações de credores e empresas de cartão de crédito caíam depois que Trump pediu um teto de um ano para as taxas de juros de cartão de crédito de 10% a partir de 20 de janeiro.

O Citigroup tinha queda de 3%, enquanto o JPMorgan Chase recuava 1,2%.

O setor financeiro caía 1,1%, enquanto os produtos básicos de consumo subiam 0,5%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário