Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado
![]()
Por Igor Sodre
SÃO PAULO, 16 Jan (Reuters) - As taxas dos DIs fecharam a sexta-feira com altas moderadas, após uma sessão em que o destaque foi o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que ficou acima do esperado, levantando dúvidas sobre quando o Banco Central poderá cortar os juros.
No fim da tarde, a taxa do DI para janeiro de 2028 estava em 13,205%, ante o ajuste de 13,087% da sessão anterior. A taxa para janeiro de 2035 estava em 13,72%, ante o ajuste de 13,585%.
Visto como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br subiu 0,7% em novembro sobre o mês anterior, segundo dado dessazonalizado informado pelo BC. A leitura superou expectativa de economistas em pesquisa da Reuters de avanço de 0,30%.
"A atividade vindo um pouco mais forte no final do ano passado pode fazer com que o Banco Central demore um pouco mais para cortar os juros", disse o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz.
O BC realiza a primeira reunião de 2026 nos dias 27 e 28 de janeiro e a expectativa em geral é de manutenção da Selic no atual patamar de 15%, com investidores em busca de indicações sobre o início do ciclo de cortes.
À tarde, os agentes também acompanharam os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse que o Mercosul busca abrir outros mercados após concluir o acordo comercial com a União Europeia e fazer parcerias com o mundo todo, em especial com Canadá, México, Vietnã, Japão e China.
A declaração foi feita ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Rio de Janeiro, na véspera da assinatura do acordo comercial entre UE e Mercosul, no sábado, em Assunção, no Paraguai.
No exterior, os rendimentos dos Treasuries subiram, com investidores avaliando dados econômicos recentes e a trajetória da taxa de juros do Federal Reserve no curto prazo.
Às 16h44, o rendimento do Treasury de dois anos--que reflete apostas para os rumos das taxas de juros de curto prazo-- tinha alta de 4 pontos-base, a 3,599%. O rendimento do Treasury de dez anos --referência global para decisões de investimento-- subia 7 pontos-base, a 4,233%.
(Por Igor Sodré)
0 comentário
Ibovespa tem maior queda do ano com guerra no Oriente Médio
Dólar tem maior alta desde dezembro com escalada do conflito entre EUA e Irã
Trump diz que EUA vão fornecer seguro para todo o comércio marítimo no Golfo
Impacto econômico da guerra contra Irã dependerá de duração, danos e custos da energia, diz autoridade do FMI
Índice STOXX 600 marca menor nível em um mês conforme conflito no Oriente Médio escala
Trump diz que EUA vão cortar todo comércio com a Espanha