Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado
![]()
Por Igor Sodre
SÃO PAULO, 16 Jan (Reuters) - As taxas dos DIs fecharam a sexta-feira com altas moderadas, após uma sessão em que o destaque foi o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que ficou acima do esperado, levantando dúvidas sobre quando o Banco Central poderá cortar os juros.
No fim da tarde, a taxa do DI para janeiro de 2028 estava em 13,205%, ante o ajuste de 13,087% da sessão anterior. A taxa para janeiro de 2035 estava em 13,72%, ante o ajuste de 13,585%.
Visto como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br subiu 0,7% em novembro sobre o mês anterior, segundo dado dessazonalizado informado pelo BC. A leitura superou expectativa de economistas em pesquisa da Reuters de avanço de 0,30%.
"A atividade vindo um pouco mais forte no final do ano passado pode fazer com que o Banco Central demore um pouco mais para cortar os juros", disse o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz.
O BC realiza a primeira reunião de 2026 nos dias 27 e 28 de janeiro e a expectativa em geral é de manutenção da Selic no atual patamar de 15%, com investidores em busca de indicações sobre o início do ciclo de cortes.
À tarde, os agentes também acompanharam os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse que o Mercosul busca abrir outros mercados após concluir o acordo comercial com a União Europeia e fazer parcerias com o mundo todo, em especial com Canadá, México, Vietnã, Japão e China.
A declaração foi feita ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Rio de Janeiro, na véspera da assinatura do acordo comercial entre UE e Mercosul, no sábado, em Assunção, no Paraguai.
No exterior, os rendimentos dos Treasuries subiram, com investidores avaliando dados econômicos recentes e a trajetória da taxa de juros do Federal Reserve no curto prazo.
Às 16h44, o rendimento do Treasury de dois anos--que reflete apostas para os rumos das taxas de juros de curto prazo-- tinha alta de 4 pontos-base, a 3,599%. O rendimento do Treasury de dez anos --referência global para decisões de investimento-- subia 7 pontos-base, a 4,233%.
(Por Igor Sodré)
0 comentário
Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado