Wall Street cai para nível mais baixo em quase três semanas com disputa sobre Groenlândia
![]()
Por Sruthi Shankar e Pranav Kashyap
20 Jan (Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíram para uma mínima de quase três semanas nesta terça-feira, com os investidores assustados com as novas ameaças de tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a Europa em meio a uma disputa sobre o controle da Groenlândia.
Os operadores dos EUA voltaram de um feriado para uma onda de risco já em andamento, levando o ouro a novos picos recordes, pressionando as ações para baixo em todo o mundo e deixando os Treasuries sob nova pressão de venda.
Trump disse no sábado que tarifas adicionais de importação de 10% entrarão em vigor em 1º de fevereiro sobre produtos da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Holanda, Finlândia e Reino Unido - todos já sujeitos a tarifas impostas pelos EUA.
As tarifas aumentarão para 25% em 1º de junho e continuarão até que se chegue a um acordo para que os EUA comprem a Groenlândia, escreveu Trump em um post no Truth Social. Os líderes da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, e da Dinamarca insistem que a ilha não está à venda.
O índice de Volatilidade CBOE, também conhecido como o medidor de medo de Wall Street, atingiu o patamar mais alto em dois meses, a 19,42 pontos.
O Dow Jones Industrial Average caía 1,23%, para 48.752,19 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 1,29%, a 6.850,39 pontos, e o Nasdaq Composite tinha queda de 1,56%, para 23.147,67 pontos.
Os investidores entram em uma semana repleta de dados que movimentam o mercado, como a atualização do PIB dos EUA do terceiro trimestre, as leituras do PMI de janeiro e o relatório do índice PCE, indicador de inflação preferido do Federal Reserve.
A temporada de balanços também está entrando em alta velocidade. Empresas como Intel e Netflix e vão divulgar seus resultados trimestrais nesta semana.
0 comentário
Ibovespa renova máximas e ronda 166.500 pontos com melhora de Vale e Itaú
Alemanha reduzirá previsão de crescimento do PIB em 2026 para 1,0%, segundo fonte
Índices europeus fecham em baixa com persistência da ameaça de tarifas de Trump
Levantamento do Dieese/Conab aponta queda da cesta básica em todas as capitais no 2º semestre de 2025
Anec eleva previsão para embarques de milho do Brasil em janeiro
Wall Street cai para nível mais baixo em quase três semanas com disputa sobre Groenlândia