Ações da China e Hong Kong recuam com queda no setor de tecnologia e da prata
![]()
XANGAI, 6 Fev (Reuters) - As ações da China continental e de Hong Kong encerraram em queda nesta sexta-feira, com a forte queda global das ações de tecnologia e as perdas acentuadas nos futuros da prata prejudicando o otimismo dos investidores.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,25%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,57%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,2%.
As quedas no setor de tecnologia acompanharam as de seus pares globais. As ações de empresas americanas de software e serviços de dados prolongaram sua queda pela sétima sessão consecutiva na quinta-feira, com os investidores preocupados que as ferramentas de inteligência artificial em rápido avanço pudessem afetar o setor.
"Olhando para 2026, os mercados acionários parecem preparados para navegar em um regime de investimento mais complexo, definido pela diversificação, disciplina de avaliação e realidades geopolíticas", disse Bob Savage, chefe de estratégia macroeconômica de mercados do BNY.
"A IA continuará sendo um impulsionador estrutural do crescimento, mas o foco dos investidores está mudando do entusiasmo generalizado para modelos de negócios diferenciados, eficiência de capital e fluxos de receita defensáveis", disse Savage.
Os preços do ouro se estabilizavam e ajudaram algumas ações de metais não ferrosos a reduzir as perdas, enquanto os preços dos futuros de prata negociados em Xangai fecharam em queda de cerca de 14,02%.
O único fundo de futuros de prata da China caiu 10%, seu limite diário, na sexta-feira, sua quinta sessão consecutiva de queda, depois que fortes vendas de metais preciosos eliminaram ganhos significativos dos investidores.
O índice de materiais Hang Seng de Hong Kong caiu 1,17%, enquanto o índice de metais não ferrosos CSI SWS da China subiu 0,37%.
Espera-se que as negociações diminuam gradualmente na próxima semana, antes do feriado prolongado do Ano Novo Lunar, o maior e mais importante festival da China. O feriado de uma semana começa em 15 de fevereiro deste ano.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,8%, a 54.253 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,21%, a 26.559 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,25%, a 4.065 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,57%, a 4.643 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,44%, a 5.089 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,06%, a 31.782 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,83%, a 4.934 pontos.
. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 recuou 2,03%, a 8.708 pontos.
(Reportagem Redação Xangai)
0 comentário
IGP-DI acelera alta a 0,20% em janeiro com pressão maior sobre os consumidores, diz FGV
Irã e EUA iniciam negociações cruciais em Omã Irã em meio à iminência de confronto
Inflação na zona do euro deve voltar à meta no próximo ano, mostra pesquisa do BCE
Ações da China e Hong Kong recuam com queda no setor de tecnologia e da prata
Ibovespa fecha em alta com Itaú, mas Vale reduz ganho
Dólar fecha estável no Brasil apesar de avanço das cotações no exterior