Comandante dos EUA para América Latina faz visita surpresa à Venezuela
![]()
WASHINGTON, 18 Fev (Reuters) - O comandante máximo dos EUA responsável pelas forças norte-americanas na América Latina, general Francis Donovan, e uma autoridade sênior do Pentágono fizeram uma visita surpresa à Venezuela nesta quarta-feira, informaram autoridades norte-americanas.
A viagem é a primeira de uma delegação militar dos EUA desde que as forças americanas capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro em uma ousada operação no mês passado e o levaram para Nova York para responder a acusações de tráfico de drogas. A visita foi noticiada pela primeira vez pela Reuters.
O governo da Venezuela informou que a delegação norte-americana se reuniu com a presidente interina Delcy Rodríguez, o ministro da Defesa Vladimir Padrino e o ministro do Interior Diosdado Cabello. Ambas as partes concordaram em trabalhar juntas para combater o tráfico de drogas, o terrorismo e a migração, acrescentou.
Tanto Padrino quanto Cabello enfrentam acusações relacionadas ao tráfico de drogas nos Estados Unidos.
A visita dos militares dos EUA ocorre após uma viagem do secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, a Caracas na semana passada.
Juntas, as duas viagens destacam os esforços do presidente Donald Trump para usar o poderio militar e a política energética para pressionar a Venezuela a realizar reformas profundas.
(Reportagem de Phil Stewart)
0 comentário
FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento
Lagarde dá a entender em mensagem a colegas que saída do BCE não é iminente
CNN: Mendonça diz que PF terá carta branca para investigar caso Master
Trigo/Cepea: Preços seguem estáveis; produção deve ser reduzida em 2026
Lagarde diz a colegas que continua focada no seu cargo no comando do BCE
Nikkei sobe com avanço do setor tecnológico e expectativas de gastos de Takaichi