RS: Bndes muda regra para produtores endividados

Publicado em 04/02/2010 07:43
Coutinho comprometeu-se a alterar norma que proibia novo empréstimo
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), Luciano Coutinho, comprometeu-se a alterar, possivelmente já na próxima semana, uma circular interna da instituição que impede a tomada de crédito por produtores rurais que já tenham dívidas com agentes financeiros. A informação foi divulgada por representantes da Frente Parlamentar do Agronegócio no Congresso Nacional e de produtores rurais, que estiveram reunidos com Coutinho nesta quarta-feira para tratar do tema.

A circular que será alterada, segundo os participantes do encontro, é a de número 6, do ano passado, que normatizou resolução do Bndes, impedindo a renegociação de operações que já tinham sido renegociadas. "Isso deu uma engessada nos financiamentos, pois nenhum produtor conseguiu renegociar suas dívidas", comentou o senador Gilberto Goelner (DEM-MT). "A mudança, que deve ocorrer na semana que vem, não resolve o problema de todos, mas alivia alguns", acrescentou o deputado Luís Carlos Heinze (PP-RS).

Apesar de os produtores quererem uma solução para toda a dívida do setor, o principal tema do encontro foi o Financiamento da Agricultura Mecanizada (Finame Rural). O problema é que nenhuma instituição sabe dizer ao certo qual o valor do endividamento total do setor e o numero de agricultores com pendências. "Estamos vendo a esterilização da capacidade da agricultura e estamos atrás desses dados", disse Heinze. De acordo com ele, o Banco Central e o Bndes se prontificaram a levantar os dados.

Depois de reuniões no Bndes, no Ministério da Agricultura e no Banco do Brasil, os representantes do setor querem também expor suas dificuldades para o Ministério da Fazenda. "Queremos uma ação sincronizada de governo", afirmou Goelner. Para essa etapa, a participação de Coutinho é vista como fundamental. "O presidente do banco é o articulador do repasse dos recursos e agora também pode ser, na busca de soluções", disse o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira da Silva.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário