Produtores mineiros relatam casos de sucesso na exportação de frutas

Publicado em 14/04/2010 18:10

A exportação de banana em forma de salada para a Inglaterra será um dos casos de sucessos da fruticultura mineira apresentados na 32 ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), nesta quinta-feira (15), <?xml:namespace prefix = u2 />em Montes Claros/MG. O encontro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai reunir produtores rurais, representantes de <?xml:namespace prefix = u4 />cooperativas, associações, sindicatos, agroindústrias, distribuidores, instituições de apoio ao agronegócio e potenciais exportadores do estado.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A 50 quilômetros de Montes Claros/MG, o proprietário da fazenda Lagoão, Dirceu Colares, investe na produção de banana prata em 70 hectares. “Trabalhamos com a integração da adubação orgânica e química e no controle biológico de pragas. Esses fatores contribuem para o aumento de 40% na produtividade, em relação às áreas cultivadas no sistema convencional. Alcanço 30 toneladas por hectare”, enfatiza.

Dados da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) apontam que a região produz 1,8% milhão de toneladas de banana prata por ano, em 11 mil hectares. A quantidade representa o carregamento de 60 caminhões por dia. “Por ser a única banana que não escurece quando misturada com outras frutas, exportamos em forma de salada para a Inglaterra e a expectativa é fixar a banana prata no mercado europeu”, ressalta Colares. No consumo interno, os destaques são o Rio de Janeiro, responsável por 40% das compras do produto mineiro, seguido por São Paulo (30%) e Brasília (10%).

Vantagens - O período de desenvolvimento da banana prata é de 11 meses e compreendendo as etapas de irrigação, plantio, adubação, seleção, controle de ervas daninhas e pragas. “Por ser agridoce a banana prata facilita a digestão. Com baixo nível de sódio, é indicada para quem tem pressão alta. É um mercado que está em expansão,” informa Colares. (Kelly Beltrão)

Serviço

32ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx)

Data: 15.4.2010 (quinta-feira)

Hora: das9 às 17h30

Local: Parque de ExposiçõesJoão Alencar Athayde, Praça Lindolfo Laughton, 1373.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário