Ministros africanos conhecem realidade da agricultura brasileira na Agrobrasília

Publicado em 13/05/2010 11:35
Ministros e embaixadores de 15 países africanos visitam na manhã desta quinta-feira (13) a Feira Agrobrasília, evento realizado a 60 quilômetros da capital federal. A participação na mostra é parte da programação do evento Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, organizado pelo governo federal. As autoridades africanas vão conhecer os três programas aplicados à agricultura empresarial e familiar, como a produção de hortaliças e frutas, destaques na pauta agrícola do Distrito Federal. Também acompanharão apresentações de tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
         
O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto, que está com os ministros, destaca o interesse dos africanos na agricultura brasileira. “Há muitos países daquele continente com terras e condições climáticas similares as do Brasil e, especificamente, do cerrado. Eles querem que a nossa realidade de hoje seja a deles no futuro”, afirmou.  
         
Desenvolvimento sustentável – O documento final assinado nessa quarta-feira (12) no Palácio do Itamaraty pelos participantes do Diálogo Brasil-África prevê o comprometimento brasileiro no desenvolvimento africano de agricultura sustentável, no fortalecimento da infraestrutura rural e o acesso aos mercados, além do apoio a estruturação de instituições de pesquisa.
         
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Embrapa, empresas vinculadas ao Ministério da Agricultura, estão inseridas nos projetos previstos na cooperação entre governos. A Conab servirá de exemplo com instrumentos de apoio à comercialização, armazenagem e logística de distribuição. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também servirá de modelo.
         
A Embrapa, por sua vez, poderá fornecer treinamento a técnicos e pesquisadores africanos e oferecerá cursos no Centro de Estudos Estratégicos e de Capacitação em Agricultura Tropical, inaugura nessa semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário