Ministros africanos conhecem realidade da agricultura brasileira na Agrobrasília

Publicado em 13/05/2010 11:35 213 exibições
Ministros e embaixadores de 15 países africanos visitam na manhã desta quinta-feira (13) a Feira Agrobrasília, evento realizado a 60 quilômetros da capital federal. A participação na mostra é parte da programação do evento Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, organizado pelo governo federal. As autoridades africanas vão conhecer os três programas aplicados à agricultura empresarial e familiar, como a produção de hortaliças e frutas, destaques na pauta agrícola do Distrito Federal. Também acompanharão apresentações de tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
         
O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto, que está com os ministros, destaca o interesse dos africanos na agricultura brasileira. “Há muitos países daquele continente com terras e condições climáticas similares as do Brasil e, especificamente, do cerrado. Eles querem que a nossa realidade de hoje seja a deles no futuro”, afirmou.  
         
Desenvolvimento sustentável – O documento final assinado nessa quarta-feira (12) no Palácio do Itamaraty pelos participantes do Diálogo Brasil-África prevê o comprometimento brasileiro no desenvolvimento africano de agricultura sustentável, no fortalecimento da infraestrutura rural e o acesso aos mercados, além do apoio a estruturação de instituições de pesquisa.
         
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Embrapa, empresas vinculadas ao Ministério da Agricultura, estão inseridas nos projetos previstos na cooperação entre governos. A Conab servirá de exemplo com instrumentos de apoio à comercialização, armazenagem e logística de distribuição. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também servirá de modelo.
         
A Embrapa, por sua vez, poderá fornecer treinamento a técnicos e pesquisadores africanos e oferecerá cursos no Centro de Estudos Estratégicos e de Capacitação em Agricultura Tropical, inaugura nessa semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário