Superávit comercial da China registra grande queda

Publicado em 17/05/2010 17:45

O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Yao Jian, afirmou hoje (17) em Beijing que nos primeiros quatro meses deste ano a velocidade de crescimento das importações do país foi 30,9% maior do que a das exportações, e que o superávit comercial foi de apenas US$ 16,11 bilhões, uma queda de 78,6% em relação ao mesmo período de 2009.

Em entrevista coletiva à imprensa, Yao apontou que, desde maio do ano passado, as importações mensais da China mantiveram o rápido crescimento por 12 meses consecutivos. Em contrapartida, há sete meses o superávit comercial registra queda. Segundo Yao, o comércio de manufatura e empresas de capital estrangeiro são as principais fontes do superávit do país.

Em relação às exportações futuras, Yao indicou que as exportações a mercados emergentes como Aseam (Associação das Nações do Sudeste Asiático), Rússia e Índia têm crescido mais rapidamente do que para mercados tradicionais como União Europeia, Estados Unidos e Japão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CRI Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário