Bolsas europeias interrompem série de altas com queda expressiva da BP

Publicado em 28/05/2010 16:25

O principal índice de ações da Europa fechou em baixa nesta sexta-feira, pondo fim a dois dias consecutivos de ganhos, com a BP se depreciando devido à incerteza em torno do derramamento de petróleo e as ações do setor de energia acompanhando a fraqueza na cotação do preço do petróleo. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A ação da BP perdeu 5% com o aumento das dúvidas sobre o sucesso da estratégia da gigante do petróleo no Golfo do México.

O FTSEurofirst 300, índice das principais ações europeias, encerrou em queda de 0,28%, a 997 pontos. Porém, o índice acumulou ganho de quase 3% na semana, pois investidores aproveitaram para comprar barganhas após a queda das ações para o menor nível em cerca de 10 meses.

"Os investidores estão tirando o risco de jogo com a chegada do fim de semana e, também, dos feriados nos Estados Unidos e no Reino Unido na segunda-feira", disse Matthew Brown, operador da ETX Capital. "Eles não estão dispostos a segurar ações."

No lado positivo, as farmacêuticas ficaram entre as que mais avançaram, com a ação da GlaxoSmithKline subindo quase 2%. A companhia ajudará a comercializar o novo medicamento da Amgen, Prolia, que foi aprovado na Europa para o tratamento de osteoporose.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em queda de 0,13%, a 5.188 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,15%, para 5.946 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,29%, para 3.515 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,79%, para 19.475 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,97%, para 9.425 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,29%, para 7.068 pontos.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters, Londres

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário