Ruralistas preparam reivindicações para presidenciáveis

Publicado em 13/07/2010 10:52
A Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) e o Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) finalizaram nesta segunda (12), em São Paulo, as discussões sobre os temas mais relevantes para o setor, que serão incluídos em documento a ser encaminhado aos três principais candidatos à Presidência da República - José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) - nos próximos dias.

Foram definidos como principais temas: garantia de renda ao produtor; infraestrutura e logística; comércio exterior; pesquisa, desenvolvimento e inovação; defesa agropecuária e institucionalidade.

O presidente da Abag, Carlo Lovatelli, explicou que, a partir do documento, os candidatos vão gravar um vídeo com suas propostas para o setor. "Os candidatos terão 20 minutos para dizer ao setor o que pretendem fazer com relação a esses seis pilares fundamentais para o agronegócio", afirmou.

O material será exposto e debatido durante o congresso da Abag, no dia 9 de agosto, em São Paulo. Essa é a segunda vez que o setor utiliza esse modelo de discussão com os candidatos à Presidência. Na campanha passada, o método já havia sido aplicado, mas sem a participação do Cosag, que ainda não existia.

Lovatelli acrescentou que algumas dessas propostas são antigas reivindicações do setor, como a questão logística e de institucionalidade, que foram atualizadas e modernizadas para atender necessidades atuais. Ele relatou que o meio ambiente foi um tema que, na última eleição, não ganhou destaque, mas a questão continua a ser uma grande preocupação para o agronegócio.

"A preocupação com o meio ambiente é um reflexo positivo para o agronegócio, além de ser uma demanda do mercado consumidor. Hoje virou parte da pauta agrícola", disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário