"Inflação oficial" fica quase estável em julho

Publicado em 06/08/2010 09:49
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, ficou praticamente estável em julho ao registrar ligeira alta de 0,01%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

O índice ficou muito próximo ao observado no mês anterior, quando ficou estável (ou seja, registrou 0%).

No acumulado do ano, porém, o índice soma elevação de 3,1%. Considerando os últimos 12 meses, o IPCA passou para 4,6%.

A meta de inflação do Banco Central para este ano é de 4,5%, com variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, a inflação poderia ir de 2,5% a 6,5%. O índice de 4,5% é chamado de centro da meta, pois está bem no meio dos extremos.

O IBGE acrescentou que os preços do grupo Alimentação e bebidas caíram 0,76% no mês passado, ante baixa anterior de 0,90%. A contribuição do item para o IPCA de julho foi de menos 0,17 ponto percentual.

Já os custos de Habitação aceleraram a alta, para 0,54% em julho ante 0,40% em junho, em razão da alta de 1,17% da energia elétrica.

Os preços de Transportes tiveram avanço de 0,08%, contra queda anterior de 0,21%, devido ao reajuste da tarifa de ônibus urbano em Belém.

Os custos de Despesas pessoais arrefeceram, com alta de 0,54% em julho ante 0,74% em junho, em razão de uma desaceleração do cigarro e dos salários dos empregados domésticos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário